Educação Infantil On-line

Traços, sons, cores e formas

Música

- Criar sons, ouvir, apreciar, brincar, jogar, cantar e dançar.

- O trabalho com a música pode reunir fontes sonoras diversas: brinquedos, objetos do cotidiano, instrumentos musicais, a voz, etc.

- Perceber diferentes sons à sua volta: o som da chuva, dos passarinhos, das pessoas a falar, dos motores dos carros, etc.

- Contar histórias ou brincar com bonecos fazendo diferentes vozes dos personagens. Explorar possibilidades vocais a fim de perceber diferentes sons.

- Produzir sons, utilizando o próprio corpo, como ao bater palmas, os pés, de forma ritmada. Exemplos: Pirulito que bate-bate, Parabéns pra você, Se você está feliz bata palmas, etc.       

- Produzir sons utilizando diferentes materiais e instrumentos musicais disponíveis. Exemplos: chocalhos, apitos, sinos, violão, pianinho, brinquedos sonoros, etc.

- Criar sons explorando novos materiais para acompanhar canções ou inventar criações musicais. Exemplo: batucar, bater com uma colher em uma lata, etc.

- Escutar música infantil, envolver-se com seu corpo buscando mover-se no compasso da canção.

- Cantar canções conhecidas e músicas inventadas.

- Dar sequência à música quando a mesma for interrompida.

- Descobrir canções da cultura local da sua região.

- Ouvir a própria voz em gravações. Ouvir vozes gravadas de pessoas conhecidas cantando.

 

- Criar movimentos de dança espontânea ouvindo músicas infantis diante do espelho.

 

- Brincar de esconde esconde de objetos sonoros.

- Perceber e identificar os sons da natureza: mar, vento, chuva, trovão...

Com nosso acervo :

- Conhecer brincadeiras, jogos, músicas e danças.

- Confeccionar diferentes instrumentos musicais com materiais alternativos para utilizar em brincadeiras cantadas como: sucatas, materiais recicláveis, garrafas, caixas, pedras, madeiras, latas, embalagens, grãos, pedrinhas, grãos e materiais de acabamento.

- Ampliar o repertório de canções para desenvolver memória musical.

- Conhecer diferentes expressões da cultura musical brasileira.

- Apreciar a diversidade de produção artística de diferentes culturas.

- Apreciar apresentações musicais de grupos musicais como orquestras, corais, bandas, etc.

- Explorar, no contato com objetos e instrumentos musicais, os sons agudos e graves (altura), tocar forte ou fraco (intensidade), produzir sons curtos ou longos (duração).

- Reconhecer sons de instrumentos musicais.

- Ouvir canções buscando cantar junto ou imitar os gestos.

- Reconhecer canções características que marcam eventos ou festividades como Carnaval, Páscoa, Natal e Quadrilha.

 

- Participar de jogos e brincadeiras musicais.

- Dançar uma infinidade de músicas. Ao som de diversos ritmos.

- Conhecer jogos e brincadeiras musicais da cultura infantil: canções, acalantos, cantigas de roda, brincos, parlendas, trava-línguas, etc.

- Reconhecer e cantar cantigas de roda.

Pré-escola.com.br