Educação Infantil On-line

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Linguagem

- No dia a dia, dialogar expressando seus desejos, necessidades, sentimentos, opiniões e ideias construindo frases simples. Ser incentivada a conversar.

- Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

- Participar de rodas de conversa com a família sobre diversos assuntos.

- Conversar sobre seu álbum de fotos.

- Respeitar sua vez de falar e escutando o outro com atenção.

- Interagir com as pessoas falando e tentando se fazer entender.

- Utilizar expressões de cortesia: cumprimentar, agradecer, despedir-se e outros.

- Narrar situações do dia a dia. Contar como foi o seu dia.

- Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações.

- Ler textos de livros infantis disponíveis em casa. Acompanhar com o dedo a parte do texto que está sendo lido.

- Expressar suas opiniões sobre os diferentes textos lidos.

- É importante que a criança tenha acesso aos livros em diferentes momentos do seu cotidiano e que possa explorá-los e manuseá-los com tempo.

- Identificar a história pela capa do livro. Observar ilustrações dos livros buscando identificar sua relação com o texto lido. Reconhecer as figuras de um livro. Perceber que imagens e palavras representam ideias.

- Buscar o título de uma história no índice do livro.

- Selecionar um livro já conhecido e recontar recuperando a história pela memória e ilustrações.

- Elaborar um novo final para uma história conhecida.

- Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

- Criar e produzir suas próprias histórias a partir de temas do seu interesse. Ditar para um adulto escrever ou gravar e escutar em seguida.

- Fazer uso de expressões da linguagem da narrativa, como em "era uma vez", ao recontar ou criar suas próprias histórias.

- Contar uma história com base apenas nas ilustrações dela.

- Dramatizar histórias, criando personagens, cenários, figurino e o roteiro de encenação.

- Conhecer e manusear diferentes portadores textuais: jornais, gibis, revistas, dicionário, livro de receitas, etc.

- Na comunicação escrita: desenhar, rabiscar e traçar letras (escrita espontânea) para expressar suas ideias.

- Escrever o próprio nome e de algumas pessoas conhecidas.

- Encorajar a criança a escrever aos seus familiares, ainda que de forma não convencional: cartas, recados, convites, listas, etc.

- Ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

Com a seleção de nossa Biblioteca de leituras e historinhas:

- Ampliar o vocabulário.

- Participar de situações de escuta de histórias, desenvolvendo o hábito da leitura.

- Conhecer histórias com rimas, textos poéticos, poesias e parlendas para recitar / declamar nas brincadeiras fazendo uso de ritmo e entonação.

- Ouvir histórias e outros textos literários: poemas, contos, cordel, lendas, fábulas, etc.

- Gravar poemas para enviar aos familiares.

- Sobre fatos da história narrada, identificar cenários, trama, sequência cronológica, ação e intenção dos personagens e principais acontecimentos. Refletir e responder perguntas como: "quem?", "o que?", "quando?", "como?" e "por quê?".

- Recontar histórias ouvidas e planejar roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.

- Ouvir um áudio de uma história antes de dormir ou em outro momento do dia.

- Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.

- Ter acesso à boa literatura e informação cultural alimentando a imaginação.

- Para o desenvolvimento da leitura e escrita, acesse a Pré-alfabetização.

Pré-escola.com.br