Educacao Infantil Online

Solidária

A sua primeira escola !

 

Curso e Método de Ensino

alinhado ao currículo nacional

 

Como funciona

Basta sugerir as atividades, brincadeiras educativas e vídeos para a criança.

 

Acesse grátis aqui seu curso de Educação Infantil On-line

 


Conteúdo do Programa de Ensino da Educação Infantil On-line :
Desenvolvido para abranger todos os objetivos de aprendizagem da Educação Infantil previstos na BNCC, a Base Nacional Comum Curricular. 

Subdividimos os Campos de Experiências do currículo escolar nacional em áreas:

1. Corpo, gestos e movimentos 
- Corpo (progressiva independência no autocuidado, higiene, alimentação, etc)
- Gestos e habilidades manuais
- Movimento : Educação Física, Iniciação Esportiva, Brincadeiras e Jogos Interativos  

2. Traços, sons, cores e formas
- Artes (brincar de massinha, desenho, pintura, colagem, fazer brinquedos com sucatas, dobraduras, esculturas, trabalhos manuais...)
- Música (conhecer instrumentos musicais, diferentes ritmos e danças, criar sons com materiais, brincadeiras cantadas, ouvir canções, cantar, dançar...)

3. Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Linguagem (dialogar, expressar, relatar experiências e fatos,  folhear livros, criar e contar histórias, acompanhar a direção da leitura, escrita espontânea, traçar letras...)
- Biblioteca de Leituras (ouvir áudios de historinhas, literatura popular, poesias, fábulas, recontar histórias...)

- Pré-alfabetização Saiba como iniciar a alfabetização do seu filho.
- Inglês. Algumas atividades de iniciação para despertar o prazer de aprender.


4. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

- Ciências (comparação de objetos, fenômenos naturais, preservação da natureza, cuidado de plantas e animais, registro de observações...)
- Matemática (classificar objetos e figuras, contagem, quantidades, sequência, medidas...).
Além de relações espaciais (como acima e abaixo) e temporais (como antes, durante e depois).


5. O eu, o outro e o nós (atitudes)

Confiança (em suas capacidades), Respeito (pelas diferenças, outras culturas e regras de convívio) e Cooperação.

Materiais necessários: celular, folhas de rascunho, canetas e lápis. 
Casa do Teatro

Quer brincar ? Fazer amigos, se divertir e desenvolver ? Recomendamos a
  Casa do Teatro

Cursos livres para crianças e jovens. Agende uma aula experimental www.casadoteatro.com.br 

 

Sistema de Ensino para a Educação Infantil

 

PERGUNTAS FREQUENTES:  
Respostas abaixo. 

- Posso ensinar meu filho (a) em casa 

- Quais são os principais benefícios para quem opta pelo ensino domiciliar (homeschooling) ? 
- O método de ensino foi desenvolvido por educadores? 

- Como o conteúdo programático foi elaborado?

- Qual é a carga horária prevista ?

- Existem avaliações formais, notas ou reprovação na Educação Infantil? 

- A alfabetização é um objetivo previsto para qual série?


contato@pre-escola.com.br

 

- Posso ensinar meu filho em casa ?

Sim se ele completa 4 anos de abril a dezembro.
Como nosso método saiba o que e como ensinar em casa.

Conforme a Resolução Nº 2, de 9 de outubro de 2018 do MEC :

"- É obrigatória a matrícula na pré-escola, segunda etapa da Educação Infantil e primeira etapa da obrigatoriedade assegurada pela Constituição Federal, de crianças que completam 4 (quatro) anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula inicial.

- As crianças que completam 4 anos de idade após o dia 31 de março devem ser matriculadas em creches , primeira etapa da Educação Infantil (etapa não obrigatória). 

- A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.  

- É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.  

- As crianças que completarem 6 (seis) anos após essa data deverão ser matriculadas na Educação Infantil, na etapa da pré-escola." 

A regulamentação do homeschooling no Brasil está em processo final no momento.

Em alguns locais como em Vitória (ES), o ensino domiciliar (pdf) já foi aprovado para todas as séries.

 

- Quais são os principais benefícios para quem opta pelo ensino domiciliar (homeschooling) ? 
- Saúde: prevenção de doenças como a COVID, gripes, viroses, etc;

Economia de mensalidades com escolas particulares; 

- Qualidade do conteúdo completo apresentado;
- Atenção personalizada, aprender mais em menos tempo e no ritmo da criança; 

Segurança e conforto, sem deslocamentos no trânsito; 

- Liberdade para a criança e a família, flexibilidade de horários e locais de aprendizagem;  

- Possibilidade de interagir com outras crianças da mesma faixa etária: em clubes, centros esportivos, no play-ground do prédio, no parquinho da cidade, em casa com amiguinhos da mesma idade, etc. Sempre claro sob a supervisão de um adulto responsável.

Veja a cartilha do MEC sobre educação domiciliar.

 

 

- O método de ensino foi desenvolvido por educadores? 

Sim. Ana Claudia Corrêa é a educadora responsável pelo plano pedagógico. Elaborou o conteúdo e as atividades educativas em 4 bimestres para atingir os objetivos de aprendizagem previstos para esta fase. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Orientação e Administração Escolar e MBA em Negócios Interativos Digitais pela UFRJ. Experiência como professora em sala de aula de Pré-escola. 

Desenvolveu programas de Treinamento na área de RH de grandes empresas na cidade de São Paulo como Votorantim, Grupo Pão-de-Açúcar e Editora Globo.  

Autora do livro “Educação Alimentar e Nutricional” disponível na Amazon. Mantém a empresa Vitrine Serviços de Informações na Internet desde 1999 e o curso online de Reeducação Alimentar no site www.natureba.com.br 

Mãe do Eduardo nascido em 2007. Quando ele tinha 2 anos, fez um blog com dicas práticas para grávidas e mães de nenês. Veja aqui vídeos com brincadeiras educativas do canal kids "Vamos brincar de escolinha!".

 

Ana Claudia Corrêa, educadora


Bem-vindos !
Ana Claudia Corrêa
Pedagoga e Orientadora Educacional
 
 

 

- Como o conteúdo programático foi elaborado?  

Nosso conteúdo abrange todos os objetivos de aprendizagem da Educação Infantil previstos na Base Nacional Comum Curricular.  
Seguindo a referência da 
BNCC, o conteúdo foi desenvolvido em 5 campos de experiência conforme acima.

As atividades estimulam o desenvolvimento integral das crianças com aprendizagens diversificadas.

Sobre a parte técnica, o currículo foi planejado atendendo às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, na observância das Competências Gerais da Educação Básica e das normas de elaboração de currículos atualizados incluindo a Matriz de saberes . 

Os 6 direitos de aprendizagem são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.  
Nesta fase é brincando que se aprende.

 

- Qual é a carga horária prevista ?

A estimativa de cálculo da carga horária é de 480 horas considerando 3 horas por dia útil por 8 meses  (4 bimestres) entre atividades / brincadeiras e vídeos.

Nas atividades sugeridas com vídeos, respeite o tempo de tela recomendado pela OMS de até 60 minutos por dia para crianças menores de 5 anos. Muitos vídeos podem ser ouvidos aproveitando o áudio sem olhar para a tela, como no caso das historinhas e músicas.  

 

- Existem avaliações formais, notas ou reprovação na Educação Infantil? 

Não. Segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, “não devem existir práticas inadequadas de verificação da aprendizagem, tais como provinhas, nem mecanismos de retenção das crianças na Educação Infantil.” 

Conforme regra da LDB, “a avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças é sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.”        

Acompanhe os progressos das aprendizagens da criança, observando suas conquistas e avanços.
Registre, tire fotos e guarde os trabalhos realizados em uma pasta (portfólio) se desejar. 

 

- A alfabetização é um objetivo previsto para qual série ?

Sobre o processo de alfabetização, a BNCC escreveu: “Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize.” 

Ou seja, segundo a Base, o ano de escolaridade limite para uma pessoa aprender a ler e escrever é o 2º ano. 

Apesar desta afirmação, muitas escolas particulares colocam a alfabetização como meta para o final da 1º série, o que é desejável e perfeitamente possível dependendo do método utilizado. 

Aqui na Pré-escola.com.br, a criança vai iniciar o processo de alfabetização conhecendo as letras, os sons (fonemas) e as sílabas para poder formar palavras e frases. Através da escuta de áudios de fábulas e outros bons textos do universo infantil vamos juntos despertar o prazer de ler na criança. 

Para saber mais sobre métodos de alfabetização você pode assistir estes vídeos 1 e 2.  

 

 

 

- Depoimento de mãe de estudante de 4 anos :
"A Lívia está amando ! Adora aprender e reproduzir as letras e quer fazer aulas igual vê os irmãos maiores fazendo. Tem que ver a felicidade dela... Ela está aprendendo muito com os vídeos, atividades e brincadeiras ! E curte ouvir as historinhas e músicas no celular."
Karina Tarallo 
 

 

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Levar ensino infantil de qualidade para as crianças brasileiras construindo uma base educacional forte. 

 


 

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