Educação Infantil On-line

 

O EU, O OUTRO E O NÓS

Confiança (em suas capacidades), Respeito (pelas diferenças, outras culturas e regras de convívio) e Cooperação.

Este campo de experiência trata de atitudes:

 

Eu

- Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

 

- Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

 

- Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

 

O Outro

- Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

 

- Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

 

- Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

 

- Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

 

O Nós

- Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

 

- Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. Comunicar suas ideias.

 

- Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

 

- Compartilhar os objetos e os espaços com crianças e adultos.

 

- Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

 

- Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

 

Outras atitudes:

 

- Perseverar frente a desafios ou a novas atividades.

 

- Compartilhar emoções e sentimentos com seus pais.

 

- Ter iniciativa, tomar decisões e resolver problemas com autonomia.

 

- Manter a organização de seus pertences.

 

- Esperar sua vez para brincar com determinado objeto.

 

- Saber desculpar-se quando sua atitude desrespeitar o outro.

 

- Participar de festas, eventos ou celebrações típicas de sua cultura como festas juninas.

 

- Engajar-se em decisões coletivas, aceitando a escolha da maioria.

 

- Realizar com maior autonomia ações de escovar os dentes, colocar sapatos ou o agasalho, pentear os cabelos, servir-se sozinha nas refeições, tomar água, utilizar talheres adequados, lavar as mãos antes das refeições e depois de usar tinta ou brincar com areia.

 

- Reconhecer a importância das pessoas de sua comunidade: agricultor, feirante, caixa do supermercado, padeiro, cozinheiro, entregador, coletor de lixo, enfermeiro, o atendente, entre tantos profissionais.

 

- Ouvir histórias dos povos indígenas, africanos, asiáticos, europeus, de diferentes regiões do Brasil e de outros países da América.

 

Pré-escola.com.br