Educação Infantil On-line

Corpo, gestos e movimentos

Corpo

- Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo em situações como alimentar-se, usar o vaso sanitário, colocar e tirar roupas, pentear os cabelos, lavar as mãos, escovar os dentes, buscar água quando sente sede, etc.

Gestos e habilidades manuais

- Brincar de profissões. Imitar gestos e movimentos típicos de profissionais como: garçom, secretária, recepcionista, professora, faxineiro, cozinheiro, enfermeira, vendedora de loja de roupas ou brinquedos, babá, operador de caixa de supermercado, entre outras.

- Treinar a habilidade de folhear livros.

-  Fazer apresentações de teatro de fantoches ou bonecos.

- Teatro de faz-de-conta. Criar movimentos e gestos ao brincar e representar. Dramatizar situações do dia a dia ou criar histórias. Usar fantasias ou pedir emprestado aos pais roupas, sapatos e acessórios.

- Brincar com jogos de montar, empilhar e encaixar pequenas peças, realizando construções e combinações diversas.

- Desenhar coordenando o movimento das mãos para segurar o giz de cera, canetas e lápis. Observe se a criança segura o lápis da maneira correta, por exemplo, sem dobrar o dedão para trás.

- Explorar o uso de tesoura escolar infantil com ponta redonda. Selecionar e recortar figuras bonitas em revistas e depois colar em uma folha.

- Brincar de massinha manipulando e modelando materiais de diferentes formas.

- Manusear e brincar com elementos do meio natural como: pedras, folhas e flores caídas no chão, galhos, etc.

- Ensaboar e lavar os brinquedos.

- Planejar uma apresentação de dança.

Movimento

Sempre verificar primeiro se o ambiente é seguro, sem risco de acidentes.

Jogos esportivos:

- Basquete. Bola ao cesto. Improvisar com um balde.

- Futebol. Chute ao gol. Chutar a bola com alguém.

- Jogar e pegar a bola com as mãos em dupla.

- Boliche. Improvisar com garrafas de plástico vazias.

- Correr em zigue-zague desviando de obstáculos (cones, folhas ou galhos).
- Jogar peteca

- Alongar e aquecer antes de iniciar atividades físicas mais intensas.

- Realizar atividades de movimento diariamente como andar e correr. De preferência, tomar 15 minutos de sol no início da manhã ou no final da tarde para obter vitamina D essencial para a saúde dos ossos.

- No parquinho da cidade: balançar, escorregar, pendurar-se, escalar, pular, equilibrar-se, etc. Percorrer trajetos com circuitos e obstáculos para subir, descer, passar por baixo, por cima, por dentro, por fora, na frente, atrás, contornar, demonstrando controle e adequação corporal.

- Usar triciclos.

- Conversar com a criança sobre a organização dos brinquedos no espaço do armário utilizando termos de localização como: dentro, fora, perto, longe, em cima, ao lado, frente, atrás, no alto, embaixo e outros.

- Virar cambalhotas na cama.

- Participar de situações que envolvam comandos: dentro, fora, perto, longe, em cima, embaixo, ao lado, à frente, atrás, no alto, embaixo.

Em nosso acervo inúmeras opções de atividades de educação física, brincadeiras e jogos.

Pré-escola.com.br