Educação Infantil On-line

 

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

 

Ciências:

- Comparar objetos ao observar suas propriedades de tamanho (grande, pequeno, maior, menor) de peso (leve, pesado) dentre outras características (cor, forma, textura).

 

- Explorar semelhanças e diferenças entre as características dos objetos. Organizar os brinquedos, agrupando os semelhantes.

 

- Observar a organização de roupas no armário segundo critérios de agrupamento. 

 

- Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

 

- Compartilhar situações de cuidado de plantas e animais. Acompanhar a rega das plantas ou vasinhos de temperos.

 

- Descartar materiais recicláveis limpos como papel, metal, vidro e plástico em lixeiras separadas do lixo comum.

 

- Economizar água.

 

- Brincadeiras livres com diferentes elementos da natureza. Inventar brincadeiras no parque com pedaços ou tocos de madeira, folhas, galhos, sementes, cascas, raízes e pedras de diferentes tipos.

 

Tempo e Espaço:

- Identificar relações temporais (antes, durante e depois) no dia a dia.  Conhecer os diferentes momentos da rotina como alimentar-se, brincar e tomar banho. Conversar sobre os acontecimentos do dia usando expressões temporais.

- Planejar a rotina distribuindo as atividades diárias nos respectivos horários.

- Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar). Observar o calendário e a agenda. Ver datas como feriados e aniversários.

 

- Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento e a história dos seus familiares.

 

- Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado). Encontrar brinquedos nas situações de brincadeiras a partir de orientações do adulto sobre a sua localização.

 

- Nos passeios pelo bairro incentivar a pesquisa de informações sobre localização, como caminhos a serem percorridos, nomes de ruas e referências da região. Depois explorar o uso de mapas.

 

Matemática:

- Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

 

- Jogar jogos de percurso simples movendo sua peça conforme a quantidade tirada no dado.

 

- Registrar com números a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros, etc.).

 

- Reconhecer e nomear as figuras geométricas: triângulo, círculo, quadrado e retângulo.

 

- Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência: 1, 2, 3...

 

- Pesquisar a localização - em uma régua, fita métrica ou calendário - de um número escrito em uma sequência.

 

- Organizar cartas de um jogo de baralho na sequência de 1 a 10.

 

- Expressar medidas (peso, altura etc.). Utilizar ferramentas de medidas não padronizadas, como os pés e as mãos.

 

- Encontrar os números em contextos reais, como no seu calçado, no telefone, nas brincadeiras, na calculadora, teclado de computador, nas placas de carros, na balança da farmácia, nas etiquetas de preços, no álbum de figurinhas, etc.

 

- Usar notas e moedas nas brincadeiras de feira e supermercado com o desafio de pagar e dar troco.

 

- Brincar de quebra-cabeças e dominós.

- Jogar jogo da memória, dama, jogo da velha, rouba-monte, etc.

- Colecionar pequenos objetos. Agregar novas peças, anotar, acompanhar e controlar o crescimento de sua coleção em registros.

- Jogos de peças de plástico que se encaixam permitindo inúmeras combinações e construções.

Em nosso Acervo de Ciências e Matemática encontre diversos vídeos e atividades:

- Ciências (comparação de objetos, fenômenos naturais, preservação da natureza, cuidado de plantas e animais, registro de observações...) Informações selecionadas para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua conservação.

- Matemática (classificar figuras, contagem, quantidades, sequência e medidas...)

- Além de relações espaciais (como acima e abaixo) e temporais (como antes, durante e depois).

Pré-escola.com.br